26 de fevereiro de 2009

Mesa de Som e suas ligações

MESA DE SOM E SUAS LIGAÇÕES
Teremos que ter alguns equipamentos básicos para a nossa ligação, são eles: -Mesa de Som - Amplificador - DVD Player -CD Player, iPod, etc. - Sistema sem fio de Microfone - Cabos para as conexões

Vamos conhecer esta mesa de som:

Se trata de uma mesa de som Cíclotron MXS 8 II, onde 8 significa o número de canais e II a versão da mesa. É uma mesa muito simples, com poucos recursos, apenas 1 canal estéreo, não possui subgrupos, apenas 1 auxiliar.

Neste modelo apresentado, temos 8 canais monos de Linha (line) e Microfone (mic) onde possuem sensibilidades e impedâncias diferentes entre eles. Temos também 1 canal estéreo sem equalização, ou seja, o CD Player ou DVD Player que você conectar nesta entrada será o... vamos dizer assim: “ Som Original” Neste canal estéreo temos também controles independentes de volume por canal, porém é melhor deixar os 2 em um mesmo volume.

Neste console de mixagem, temos uma mandada auxiliar, onde você pode através de um cabo MONO enviar este sinal para amplificadores de potencia ou para um processador de efeitos (câmara de eco, delay, um multi-efeitos) Nota: para termos efeito, será necessário conectar mais um cabo mono nas tomadas de saída do precessador de efeitos e na tomada "Return" da mesa. Para você poder usufruir deste recurso, você terá que ter conectado em sua mesa um instrumento ou microfone - estes nos canais de linha ou microfone respectivamente – ter ajustada o volume do canal em que você está usando – deixe no volume 5, se for necessário, depois você poderá alterar o volume – feito isso, você visualizará um botão PRETO, que se refere ao volume do “auxiliar” ou “efeito’’, depois disso, aumente o volume PRETO. - Nota: só vamos obter algum resultado com a mandada auxiliar (ou efeito), se tivermos um amplificador ou algum processador de efeitos conectado na mesa – Tenha atenção ao conectar os cabos nas entradas e saídas correspondentes.

NA PRIMEIRA IMAGEM, TEMOS UM CABO P10X RCA, PARA O DVD E A MESA, SERÃO 2 CABOS DESSES PARA ESTÉREO. NA SEGUNDA IMAGEM, TEMOS A CONEXÃO DA SUA PONTA P10 NA MESA, E NA TERCEIRA, MOSTRAMOS O CABO P2 ESTÉREO X 2 P10 MONO, PARA A CONEXÃO ENTRE CD PLAYERS, IPOD, ETC.

Caso você não queira ligar seu DVD, CD, MD, etc. na entrada estéreo da mesa, você poderá utilizar 2 canais de linha da sua mesa para entrar estéreo e sair estéreo, como mostraras imagens acima . Para isso, você terá que ter um cabo em “Y” no caso do CD Player, que seria uma ponta com um P2 estéreo e nas 2 outras pontas do outro lado, 2 pontas com conectores P10 Mono. Depois disso você poderá utilizar as 3 vias de equalização da mesa (grave, médio e agudo) para o seu som soar melhor e ter mais integibilidade. Se você quiser acrescentar algum tipo de efeito à sua musica, fique à vontade, só tenha cuidado ao fazer as ligações entre a sua mesa e o processador de efeitos.

Alerta: Nunca utilize Cd Players, etc. na entrada de microfone da mesa, isso pode ocasionar saturação no canal, o som sairá bem ruim, e quem sabe poderá queimar este canal.

Ok, vamos aos canais de microfones. Bom, para você conectar aquele seu microfone que você comprou no camelô ou aquele SHURE que você comprou – outras marcas também são validas. :P – Não importa se ele é com fio ou sem, todos microfones têm altas impedâncias (algo em torno entre 300 e 600 Ω) e deverão ser obrigatoriamente ligados na tomada de MIC, pela mesma ter suporte a este tipo de corrente. Obs.: Altas impedâncias passam pouca corrente elétrica. Porém, os microfones possuem muita sensibilidade, e isso faz com que sua voz saia bem legal (volume). Ok, feito a conexão do seu microfone à sua mesa, chegou a hora de FALAR e ajustar o volume. Ajustado ele, vamos ao equalizador da mesa, primeiramente deixe ele em “FLAT” – Ok, Vitor, então o que é “FLAT’’? – Bom, o FLAT significa ao pé da letra, PLANO. Mas na sonorização aplicamos como “ZERO”, ou seja, gire os controles de grave, médio e agudo para o meio. É importante ressaltar, que, o papel do equalizador no microfone, é justamente realçar as freqüências que estão faltando no microfone, e “tirar” aquelas outras que estão sobrando. Mas o principal, é equilibrar o som do microfone para que ele retrate realmente a voz de quem está “operando” tal.

Em determinados kits sem fio de microfones como o da Shure, Sennheiser, Audio Technica, entre outros, possuem 2 saídas dos receptores. São elas: Balanced e Unbalanced, são as saídas Balanceadas e Desbalanceadas respectivamente – Escreverei um poste dedicado a esse tipo de sinal – Bom, você deve está se perguntando: “em qual delas eu ligo?” – Nesse caso, como temos uma mesa bem simples, e suas entradas e saídas são desbalanceadas, ligaremos nestas mesmas saídas dos receptores, se ligarmos nas saídas balanceadas, não haverá nenhum problema e nem queimará seu receptor e sua mesa, apenas temos uma perda de -3dB no ganho do microfone. Mas isso se resolve aumentando o ganho do canal de sua mesa. Só não vá ligar na entrada de linha de sua mesa!

VISÃO GERAL DOS EQUIPAMENTOS

Se por um acaso você possuir uma câmara de eco, um reverb, ou outro efeito interessante, poderá usar com o seu microfone. É só repetir o procedimento que eu citei mais acima.

Indo para as saídas mestres ou (Master Outs) temos 2 canais L e R (esquerdo e direito respectivamente) ali será a mistura dos canais plugados na mesa. Dele o sinal mixado irá para o seu equalizador, crossover, ou direto para seu amplificador. Você terá 2 volumes independentes de cada canal e sem equalizador.

ATENÇÃO: Antes de fazer todas as ligações, desligue todos seus equipamentos da energia.

Bom, escrevi um pouco sobre esta mesa, geralmente as mesas analógicas de pequeno porte são constituídas da mesma estrutura, o que muda são as vias de equalização, número de canais, entre outros, mas o funcionamento é o mesmo. Acredito que deu para dar uma pequena esclarecida para alguns. No mais é isso, até o próximo post. Ass.: Vítor, 16 anos.

9 comentários:

Ceciliane disse...

como ajusta o som do microfone, pq aqui na igreja tem uma igual a essa mas as vezes o som ta meio que abafado e um cara que mexe e deixa legal, mas ele parou de ir. vc poderia mim dar algumas dicas pra amenizar meu problema?

Edmilson Nunes disse...

Em cada botão do som individuais de cada microfone existe HIGH, LOW E MIDI, são os graves, agudos e médios, basta voce equalizalos ou melhor ajustar quando for necessário os graves e agudos

edy silva disse...

Como taco pra ligar uma camera de eco e um prossesador de audio em ummixer genine por favor pode me da uma dica

leilao disse...

uma duvida.
como faço pra meu microfone sem fio pegar? em outro som ele pega, mais no meu nao pega?
porque quando eu conecto meu som no line é
baixo, quando conecto no mic o som sai alto?

pode me explicar por favor.

leilao disse...

qual o problema do meu som? meu auto falante e 15w e quando conecto no line fica baixo, no mic fica alto.

nao entendo meu microfone sem fio, nao pega no som de amplificador, no caixa ativo ele pega, o que sera ?

Unknown disse...

O meu oneal tem a regulageem mais tem 8 entrada de canais 1600 what tem como liga uma mesa

marcelo disse...

ola!
Sera que voce pode me dizer se as entradas Line in dos canais da mesa são normalmente Balanceads ou Desbalanceadas?E se são desbalanceadas eu preciso usar um direct box para ligar os instrumentos(ainda que estejam muito proximos da mesa)?

Unknown disse...

os cabos p10 que ligam na saida da mesa para a entrada das caixas amolificadas são mono ou stereo?

Francisco disse...

Eu ganhei uma mesa MXS 8 SD como ligar o amplificador Black Bass 250 nela?