6 de março de 2009

Mamãe, quero ser empresário!

Após alguns anos de mexe-mexe, fuça aquilo... me veio a idéia de criar uma empresa de sonorização – gostei desse nome, =D – ou de locação de equipamentos de som. A diferença é que a primeira, trabalha com a terceirização, ou seja, o cliente contrata a empresa, ela (empresa) leva seus equipamentos e opera o som do evento. Já a locadora, simplesmente aluga seus equipamentos – conceito óbvio, hehe – e determina um prazo para entregas dos mesmos, como acontece com locadoras de vídeo( a operação do equipamento fica por conta de quem contrata). Mas eu prefiro a que terceiriza. Pois bem, depois de algum tempo “mexendo com som” comecei a pensar seriamente em montar um negócio relacionado a isso. Sempre que posso, tento aprimorar ainda mais o meu P.A que uso no quintal de casa, são eles: - Mesa de Som 8 canais - Amplificador de 260 w - 1 Microfone Sennheiser E815 com fio - 1 Microfone TSI MS 115 sem fio - transmissão VHF - 2 Caixas de 3 vias da Selenium - CD Players - Cabos à vontade Sim, AINDA é um equipamento bem básico, porém, tenho planos (até porque preciso de equipamentos bons para conseguir clientes) de trocar este equipamento ou ir incrementando. Mas, para trocar o equipamento, é preciso grana. E isso é uma coisa que eu definitivamente não tenho agora. Até porque eu ainda sou menor de idade, não posso trabalhar e bla bla bla. O meu plano inicial, é começar a sonorizar pequenas palestras, com uma música ambiente, e claro, a microfonação do palestrante, para poder ganhar mais prática no negócio - quero crescer, e não começar já no topo. E esse ramo, pelo o que me dizem, dá muito dinheiro. Porém, é preciso investimento. E pesado. Se um dia eu ficar rico com isso – se Deus quiser, =D – pretendo também ter um estúdio de gravação. Mas, essa realmente não é a minha área, e pelo visto, o retorno é demorado. Claro, isso depende o quanto foi investido, aonde é o estúdio... Quem sabe daqui alguns anos eu mude de idéia. Voltando a falar sobre o investimento dos equipamentos, realmente é pesado. Só para ter uma idéia de uma mesa de som digital da Yamaha, de 32 canais que custa aproximadamente 28 mil reais.
Yamaha LS-9 32
Fora, os amplificadores, periféricos, caixas, cabos, microfones, manutenção, cases para guardar, substituição por novos, transporte...
Se for colocar na ponta do lápis, da muita grana investida. Mas, fazendo o que gosta, não existem fronteiras. No mais é isso, até a próxima. Vítor Leal, 16.

Nenhum comentário: