24 de fevereiro de 2009

Equipamentos de Som

Conhecer o equipamento que utilizamos é fundamental para a boa sonorização. Saber o que eles fazem, como influenciam o sinal de áudio, como se comportam nas mais diversas situações, é de grande importância para o que fazemos.

Alcançamos este conhecimento estudando os equipamentos que vamos utilizar. Podemos estudá-los por meio dos manuais, que hoje são bastante completos e didáticos (pelo menos os dos fabricantes mais sérios), fazendo cursos, participando de congressos, seminários, pesquisando na Internet etc. Há diversas formas de aumentar nosso conhecimento sobre os equipamentos que usamos. Diversos manuais de equipamentos podem ser baixados na Internet, diretamente dos sites dos fabricantes. É um recurso muito interessante, e praticamente sem custos, para o início ou aperfeiçoamento do aprendizado. Ok, depois de ler muito os manuais de nossos equipamentos, chega a hora de botar em prática tudo aquilo que você "entendeu" lendo os manuais dos mesmos. Para quem é leigo, muito leigo, o sistema de sonorização básica, mas bem básica mesmo, é constituída por alguns equipamentos fundamentais. São eles:
  • Mesa de Som de ''X" canais - Esta serve para a conexão e a mixagem dos equipamentos que serão utilizados no evento. Ex: Guitarra, Baixo, Microfones, CD Players, etc. Nela poderemos utilizar alguns recursos como a equalização, volume, etc.
  • Equalizador de "X" bandas por canal - Bom, este equipamento ja não é tão fundamental, todavia que se ele for mal regulado, traz dor de cabeça ao invés de vantagens. É um equipamente que deve ser operado com muito cuidado, por pessoas que entendem um pouco sobre ele. Existem 2 tipos de equalizadores, são eles: Gráfico, Paramétrico. Ele é responsável por dividir o sinal em "tantas'' bandas. ''. Um equalizador de 15 bandas irá dividir o sinal somente em 15 faixas de frequencias diferentes. Assim como, um equalizador de 30 bandas irá dividir o sinal em 30 faixas de frequencias diferentes.
  • Crossover Ativo - O Crossover é um equipamento que divide as frequências. "- Mas Vítor, você acabou de dizer isso em EQUALIZADOR!!!''. - Sim, e é exatamente isso que o crossover faz: Divide as frequencias, porém, ele divide e distribui essas frequencias em vias diferentes. Por exemplo: um Crossover ativo está conectado entre a mesa e o amplificador. Quando este equipamento recebe o sinal da mesa de som, ele separa as frequencias em 4, 5 vias diferentes para a amplificação - geralmente são 4 ou 5 vias por canal - são as vias: Grave; Médio - Grave; Medio; Médio - Agudo; Agudo (num crossover de 5 vias). "-Ahh taah, entendi! Mas e por quê 'Ativo'?" Porque ao contrário do Crossover Passivo, ele recebe o sinal de linha - (0dBu - 0,77 V RMS ou +4dBu - 1,23 V RMS ), faz a divisão e manda para os amplificadores. Já o passivo, tem suporte para receber o sinal já amplificado e mandar direto para as caixas de som. Como você pôde notar, os 2 tipos realizam o mesmo trabalho, porém o CROSSOVER ATIVO realiza-o com muito mais precisão, flexibilidade e eficiência, além de ser mais barato.
  • Amplificador(es): Potência, uma coisa mais que complicada. Vou tentar deixar de uma forma bem simples o seu papel num set-up de sonorização. Talvez o conceito mais simples e besta que temos diante de um amplificador é "Amplificar o som". Sim, está certo, amplificar o som das caixas, talvez seja o principal conceito. Entretanto, temos que levar várias questões que devem ser consideradas para um bom funcionamento do equipamento: Impedância, Potência RMS (e não PMPO), uma boa ventilação...etc. Em alguns dias, estarei com um artigo especial para amplificadores.
  • Caixas Acústicas: São delas que saem o resultado de toda regulagem que você fez no equipamento, assim como pode sair um bom resultado assim como não pode. Isso depende muito da qualidade de seus equipamentos, dos cabos, e principalmente da qualidade das caixas de som. De que adianta você ter uma boa regulagem, bons equipamentos, bons cabos e ter caixas ruíns, de baixa qualidade? Muitos gostam de potencia, de volume, mas, não prezam pela qualidade sonora. Como diz a frase: ''Tamanho não é documento". Para você ter uma boa qualidade nas suas caixas, compre alto-falantes de marcas consagradas nacionais (ex: Selenium). - Minhas caixas de som, são todas compostas por alto-falantes da SELENIUM e soam muito bem - Além disso, dê o projeto da caixa de som para um marceneiro de confiança, ele fará direitinho. Outro fator importante, é você adicionar um capacitor para não queimar algum alto-falante seu. Mais um fator, é ter bons cabos paralelos entre as caixas e o amplificador. Use cabos grossos, mas não muito senão dificulta o manuseio posteriormente, e tenha em um comprimento não muito longo, senão ele vai dissipar potência.
  • Cabos: É possível alguém imaginar que cabos não mereçam grande atenção ou análise. Engana-se quem não compreende, valoriza e cuida dos seus cabos, pois, embora custem uma fração dos componentes que interligam, a utilização de cabos impróprios ou defeituosos pode ter efeitos que vão desde a degradação da qualidade do som até a queima dos aparelhos a que estiverem ligados! Não haveria sonorização se não tivesse a presença dessas peças fundamentais no sistema. São eles que levam o sinal da sua guitarra, baixo, microfone, até o console de mixagem (mesa de som), e são a partir deles que levam o sinal para o seu equalizador, crossover, até a entrada do amplificador - estou falando de cabos de sinal (blindados). Não podemos utilizar esse tipo entre as saídas dos amplificadores e as caixas acústicas, devemos utilizar cabos elétricos paralelos.
Bom, dei aqui uma esclarecida sobre equipamentos para algumas pessoas que estão entrando no fantástico mundo da sonorização. Espero que tenham gostado. No mais é isso, até a próxima. Ass: Vítor, 16 anos.

Nenhum comentário: